domingo, 2 de maio de 2010

Convênio com prefeitura de Caí reforça o Projeto Pai? Presente!

Um convênio assinado nesta quarta-feira (dia 28), na prefeitura, transformou o Projeto Pai? Presente! em um programa permanente. A iniciativa, que até então funcionava como um projeto piloto, passa a ter apoio mais efetivo do Estado e poderá ser implantado em outros municípios. Iniciativa da ONG Brasil Sem Grades, o Pai? Presente! tem como objetivo principal garantir que todas as crianças e adolescentes tenham o nome do pai em sua Certidão de Nascimento.


O convênio foi firmado entre a Prefeitura, Ministério Público, Defensoria Pública, ONG Brasil Sem Grades, Hospital Sagrada Família e Cartório de Registro Civil. No entanto, todas as entidades já vinham trabalhando desde o ano passado. A ação começava pela Secretaria Municipal de Educação que identificava estudantes que não possuíam o nome do pai em seus Registros de Nascimento.

O passo seguinte era o contato com a família e iniciava-se o processo para identificação do pai. A partir de agora, a ação para identificar crianças e adolescentes filhos de pai não declarado envolverá também a Secretaria Municipal de Saúde, Assistência Social e da Família. A estratégia é aproveitar a ação dos agentes de saúde e cruzar dados dos atendimentos médicos e de assistência social.



ENTUSIASMO

Na solenidade de quarta-feira, o projeto recebeu elogios de todos os colaboradores. “De 71 mães chamadas para identificar o pai de seus filhos, compareceram 59, isso nos mostra que a maioria das mães queria regularizar a situação do filho, só precisavam de um auxílio, é isso que o projeto traz”, explica a Defensora Pública, Adriana Schefer. Na assinatura estavam presentes o promotor de Justiça Charles Emil Machado Martins, a defensora pública Adriana Schefer, o oficial registrador Bruno Felisberto, a diretora do Hospital Sagrada Família, irmã Agnes Biesdorf, a psicóloga clinica Fátima Piovesan, o presidente da ONG Brasil Sem Grades, Luiz Fernando Oderich, a secretária Municipal de Educação, Ingrid Borchhardt, e o prefeito Darci Lauermann (PMDB).

Todos os apoiadores falaram sobre a importância da figura paterna no desenvolvimento de uma criança. “A prefeitura tem feito um grande trabalho dispondo condução para as famílias que necessitam fazer o exame de DNA (o exame é feito em um laboratório em Porto Alegre ). Isso faz com que a justiça seja efetiva” ressaltou o promotor Charles Martins. O prefeito Lauermann aproveitou para agradecer o apoio de todos, principalmente dos voluntários do projeto. “O Projeto Pai? Presente! fará com que nosso município seja visto como um pólo de boas iniciativas, que sempre são possíveis. Basta só ter vontade, e nós temos.”

O Presidente da ONG Brasil Sem Grades, Luiz Fernando Oderich, foi elogiado pela iniciativa de desenvolver o programa. Além de agradecer, lembrou que o projeto deve ser aprimorado. “Queremos passar a resolver o problema logo no início, no período gestacional.”

A secretária Municipal, Ingrid Borchhardt, adiantou que a Secretaria pretende aproveitar o embalo do Pai? Presente! para desenvolver ações que incluam cada vez mais o pai na vida escolar das crianças e adolescente. Já no final da solenidade, a defensora pública, Adriana Schefer, destacou o interesse de outros municípios em adotarem o projeto. “O pai? Presente! é a menina dos olhos do estado, queremos levar essa idéia para frente.”

(ACOM Prefeitura de São Sebastião do Caí)

falasefatos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário