Termina no dia 31 de dezembro o prazo para quem quiser aderir à campanha de arrecadação de recursos do Imposto de Renda para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (Funcriança). Segundo a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Alba Valéria Rühmann, atualmente o Funcriança tem em caixa R$ 40 mil para dar continuidade aos projetos em 2011.
No ano de 2009 a arrecadação chegou à R$ 48 mil. “Esse valor trouxe muitas coisas boas para a comunidade, por exemplo, a oficina de informática que funciona no Centro Integrado, no bairro Navegantes e outros projetos, como o da Apae e o Centro de Apoio Psicosocial (Caps). Além de patrocínio para o Festival Curta a Vida juntamente com o Conselho Municipal Antidrogas (Comad)’, explica Alba.
O Projeto Construindo Oportunidades, iniciativa do Comdica, visa a oferecer oficinas de artes e futsal para crianças com idades entre 6 e 12 anos, além de oficinas de inclusão digital para adolescentes dos 13 aos 17 anos de idade. Cinco empresas aderiram à campanha de destinação do Imposto de Renda, entre elas a Conservas Oderich, Agrosul, Móveis Kappesberg, Odim e CR Diementz. Segundo Alba, é importante que as destinações continuem e pessoas participem desta iniciativa. Mesmo que com a condição de que o doador tem que desembolsar imediatamente o percentual a ser abatido na declaração do Imposto de Renda do ano que vem. “Assim ao menos esse recurso fica em nossa comunidade para atender nossas crianças e adolecentes”.
PERCENTUAIS
No caso de pessoas físicas, o repasse pode ser de até 6% do Imposto de Renda devido. Para as empresas (que fazem declaração de lucro real), esse percentual cai para 1%. “Novas doações nos darão contribuirão para mantermos nosso projeto por um prazo mais longo, como também para a implantarmos as oficinas em mais bairros”, explica Alba.
A campanha de repasse do Imposto de Renda começou em setembro de 2009 com uma reunião com contabilistas. O Comdica distribuiu guias de arrecadação com o número da conta do Fundo, principalmente em empresas e escritórios de contabilidade. A partir daí, os escritórios reforçaram a campanha junto a seus clientes. Mas mesmo quem não tiver a guia ainda poderá fazer sua contribuição. É só fazer o depósito na conta número 04.01074809, agência 0891, do Banrisul.
A campanha tem o apoio da prefeitura de Caí e do Ministério Público. Outras informações podem ser conseguidas junto ao Comdica situado na Rua Pinheiro Machado, 562, junto à Casa da Cidadania ou pelo telefone (51) 3635-2500 (ramal 4042).
(ACOM Prefeitura de São Sebastião do Caí)