terça-feira, 22 de junho de 2010

Caí recebe ambulância do Salvar/Samu

O prefeito Darci Lauermann (PMDB) recebeu na segunda-feira a ambulância para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Salvar/Samu em São Sebastião do Caí. A expectativa agora é que o sistema comece a operar em julho na cidade. O veículo foi entregue pela manhã, em Porto Alegre, durante uma solenidade com a presença da governadora Yeda Crusius e do ministro da Saúde, José Gomes Temporão.




À tarde, houve a entrega simbólica do veículo, pelo prefeito Lauermann, ao secretário Municipal de Saúde, Assistência Social e da Família, Fernando Cofferri. Durante a solenidade, em frente á prefeitura, a ambulância recebeu o logotipo com as cores do município. Além de Caí, outras 106 cidade também receberam ambulâncias. Entre elas, Bom Princípio e Feliz.



A unidade de Caí é do tipo Suporte Básico de vida (SB), que é a ambulância com motorista e técnico em enfermagem. Segundo Lauermann, o próximo passo será a contratação do pessoal que vai se revezar nos plantões 24 horas. “Nós estamos enviando os currículos ao Estado, que selecionará os mais aptos e deverá treinar a equipe. Somente depois disso é que o serviço começa a funcionar”, assinala o prefeito.



O posto da nova ambulância, com o alojamento da equipe de resgate, vai funcionar junto ao Hospital Sagrada Família. O serviço poderá ser solicitado pelo telefone 192, com ligação gratuita, inclusive de telefone público. O Samu de Caí será vinculado à Central de Regulação da Serra, em Caxias do Sul. É lá que vão cair os pedidos de socorro feitos no município.



As ligações serão recebidas por um atendente, que terá sempre um médico regulador por perto. É esse médico quem vai definir o deslocamento ou não da ambulância e poderá repassar as primeiras instruções para a equipe que vai para o local da emergência.



INVESTIMENTO



O custo de manutenção do serviço, abrangendo desde manutenção do veículo até pagamento das equipes de plantão, além do material médico e combustível, é estimado em R$ 21 mil mensais. Desse valor, o Ministério da Saúde deve repassar R$ 12,5 mil e o Estado outros R$ 6.127,00. O restante fica por conta do município.



Nas cidades com serviço do Samu, além do veículo e dos repasses mensais para manutenção do serviço, o Ministério da Saúde repassa também recursos para os hospitais locais. São R$ 35 mil para hospitais sem UTI (caso de São Sebastião do Caí). O dinheiro serve para reforçar a capacidade de seus setores de emergência, garantindo suporte aos casos levados pelo Samu.

(ACOM Prefeitura de São Sebastião do Caí)

falasefatos.com.br

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