quarta-feira, 9 de junho de 2010

Daer firma convênio com prefeituras para estudar desvio de São Sebastião do Caí

O prefeito de São Sebastião do Caí, Darci Lauermann (PMDB), e o diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Vicente Paulo Mattos de Britto Pereira, assinaram nesta terça-feira um protocolo de intenções para buscar soluções para os problemas de tráfego na ligação entre a ERS-124 e a ERS-122. Pelo documento, que deve ser assinado até esta quinta-feira também pelos prefeitos de Pareci Novo, Oregino José Francisco (PDT), e de Harmonia, Sílvio André Specht (PP), prevê a criação de um grupo de estudos, formando por representantes do Daer e das três prefeituras. O grupo terá 90 dias para relacionar os problemas pelo tráfego pesado despejado pela ERS-124 dentro de Caí e apontar as soluções.


O grupo deverá trabalhar com três etapas. Em curto prazo, a idéia é restringir a tonelagem dos veículos de carga nas pontes na entrada de São Sebastião do Caí e no perímetro urbano da cidade. Para o médio prazo, o grupo deve elaborar um projeto de um novo acesso à ERS-122, desviando da área urbana de São Sebastião do Caí. O que prevê hipóteses de novas interseções, nas áreas de Pareci Novo ou Harmonia. E, para longo prazo, o plano de execução desse desvio.



ROTA

Com a inauguração do asfalto do trecho da ERS-124 entre Montenegro e São Sebastião do Caí, em abril deste ano, abriu-se uma nova rota de caminhões entre a Região da Produção e Centro do Estado com a Serra. Uma rota com cerca de 20 quilômetros a menos e sem a despesa do pedágio da ERS-122 em Rincão do Cascalho (município de Portão). Passando justamente por dentro de Caí.

Conforme Lauermann, com o acesso à ERS-122 passando pelo Centro da cidade, o tráfego de caminhões pesados está destruindo o asfalto da zona urbana e colocando em risco os moradores. “Nossas ruas não foram projetadas para receber tantos caminhões. E nem nossos sistema de tráfego vai suportar por muito tempo esse aumento de demanda no Centro. Sem falar na velocidade com a qual os caminhões estão circulando na cidade.”

O prefeito caiense vem alertando o Daer também para a ponte sobre o Rio Caí no acesso oeste da cidade. A travessia, segundo ele, foi construída nos anos 60, para um tráfego muito menor e bem mais leve do que vem enfrentando. “Para se ter uma idéia, é uma ponte estreita (em meia pista) no meio de uma via asfaltada”.

(ACOM Prefeitura de São Sebastião do Caí)

falasefatos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário