terça-feira, 16 de março de 2010

Comdica recebe inscrições para financiar projetos e prepara ação própria para atender adolescentes

Entidades governamentais ou não-governamentais inscritas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) têm até 31 de março para pleitearem, junto à entidade, recursos para seus projetos de atendimento a menores. Enquanto isso, o Comdica já ensaia os primeiros passos de sua ação própria: O projeto Construindo Oportunidades, que em abril deve começar suas ações pelo bairro Navegantes.


Conforme a presidente do Comdica, Alba Valéria Venier Rühmann, o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (Funcriança) tem atualmente cerca de R$ 48 mil para ações voltadas a menores em situação de vulnerabilidade. O dinheiro é oriundo de doações feitas no ano passado, por pessoas físicas ou empresas que terão seus donativos descontados do Imposto de Renda (IR) a pagar em 2010.

“A campanha de doações para o Funcriança conseguiu grandes parceiros, como a Conservas Oderich, a Odim (Indústria e Comércio Oderich), CR DieMentz, Agrosul e Móveis Kappesberg”, comemora a presidente. A movimentação teve apoio da prefeitura e do Ministério Público. Ela se baseou na lei que permite que as empresas direcionem para o Fundo até 1% do Imposto de Renda devido. Para as pessoas físicas, o percentual sobe para 6% do imposto a pagar.

As entidades interessadas em emplacar seus projetos sociais devem procurar o Comdica, na Rua Ari Baierle, 177, Centro. O horário é das 8 horas às 11h30 e das 13h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira. O telefone é o (51) 3635- 0050. A presidente lembra que quem fez doações ao Funcriança também deve procurar o Comdica, levando consigo seu recibo de depósito. “Assim, poderemos repassar o recibo de doação ao Fundo, necessário para validar o desconto no Imposto de Renda.”


INFORMÁTICA

O projeto Construindo Oportunidades deve começar pela inclusão digital. “Em reunião na última semana, a entidade confirmou que o primeiro bairro beneficiado pelo projeto será o Navegantes. E os trabalhos vão começar por um laboratório de informática para jovens de 14 a 17 anos”, explica a presidente.

O laboratório vai funcionar no Centro Integrado Navegantes, para o qual o Comdica está licitando a compra de cinco computadores. “Vamos operar em parceria com a prefeitura que, além da cedência o espaço, vai arcar com os custos do professor de informática”, ressalta Alba. Os cinco computadores vão atender no mínimo 15 jovens, em aulas de iniciação à informática e cursos voltados ao mercado de trabalho.

O foco são principalmente adolescentes que não estão freqüentando a escola. “Na carona, pretendemos mostrar a esses jovens a importância de retomarem seus estudos”, raciocina a presidente do Comdica. De acordo com Alba, o projeto Construindo Oportunidades também deverá ter, nos próximos meses, oficinas de artes (pintura, dança, música ou teatro) voltadas para as crianças entre com idades entre 6 e 13 anos.

Crédito: ACOM Prefeitura de São Sebastião do Caí

falasefatos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário