quinta-feira, 11 de março de 2010

Conscientização de porta em porta

Apesar do município ter resultado negativo para identificação do mosquito da dengue em seu território, a Secretaria Municipal de Saúde Assistência Social e da Família está reforçando o trabalho de conscientização. A ação está ocorrendo na carona do programa A Prefeitura na sua comunidade, que leva a estrutura da administração municipal para as localidades do interior e aos bairros.


“Na última semana, fizemos um trabalho de casa em casa no bairro Navegantes. Neste sábado, a ação vai ocorrer no Quilombo”, explica o secretário Fernando Cofferri. A cada semana, as visitas ocorrem em pelo menos um bairro e uma localidade do interior.

ARMADILHAS

A Vigilância Sanitária local conta com 25 armadilhas espalhadas pelo município. São pedaços de pneus com água, colocados em pontos estratégicos para atrair o depósito de larvas por mosquitos. Os locais são visitados e limpos semanalmente. Antes, os agentes de saúde retiram amostras das larvas, que são enviadas ao Laboratório Central do Estado (Lacen). “Até agora, sem dengue por aqui”, ressalta o secretário Cofferri.

Paralelo a isso, a prefeitura segue aplicando o BTI em arroios, córregos, borracharias, valões e outros locais de risco. O BTI é um larvicida biológico, feito a partir da bactéria Bacillus thuringiensis Israelnsis (daí as iniciais do nome). O produto ataca o sistema digestivo das larvas de mosquito e é inofensivo aos outros animais.

Crédito: ACOM Prefeitura de São Sebastião do Caí / Foto: Graziele Dietrich/C5-Com
 
falasefatos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário