terça-feira, 2 de março de 2010

Prédio da prefeitura é tombado como patrimônio

Em seu último ato antes de deixar as instalações que por mais de um século sediaram governo municipal, o prefeito de São Sebastião do Caí, Darci Lauermann, assinou na manhã de ontem o tombamento do prédio da prefeitura como Patrimônio Histórico do município. O velho prédio na esquina das Ruas Marechal Floriano com Pinheiro Machado, no Centro, completa na quinta-feira 124 anos de sua inauguração. O Gabinete do Prefeito mudou-se para o terceiro piso do Centro Municipal de Cultura (ao lado das antigas instalações), que será a sede da prefeitura por tempo indeterminado.


Conforme Lauermann, a ideia agora é buscar recursos para a restauração da velha prefeitura. A assinatura no Livro Tombo ocorreu com uma pena tinteiro do início do século 20. Embora sem um orçamento pronto, o consenso entre os técnicos do Executivo é que a reforma deve passar de R$ 1 milhão. Conforme o diretor do Museu Histórico Vale do Cahy, Caio Fernando Coelho, o próximo passo será buscar o tombamento junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae). Para daí se tentar captação de recursos via Lei de Incentivo à Cultura.

O velho paço municipal servirá, por enquanto de espaço para encontro de grupos ligados à cultura. "Deve continuar abrigando, por exemplo, os ensaios do Coral Municipal", explica o prefeito. A mudança para o Centro de Cultura foi acelerada pelas infiltrações no prédio, que danificam documentos e equipamentos de informática. Além do Gabinete do Prefeito, o prédio do centro de Cultura também abriga as Secretarias de Educação, Cultura e Desporto e de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente. A Secretaria da Fazenda e os setores de engenharia e fiscalização continuam no prédio anexo à velha sede.

NEOCLÁSSICO - Conforme o diretor do Museu, o paço municipal é talvez a mais importante construção em estilo neoclássico da região. O prédio em estilo português começou a ser construído em 1883, pelo Conselho Municipal, que era o poder Legislativo na época do império (como a atual Câmara de Vereadores). A inauguração foi em 1886 e três anos depois veio a República. Mas só em 1892 o paço foi oficializado como Intendência (prefeitura na época). "Depois da proclamação da República, foi preciso três anos para se estruturar o governo municipal", justifica Caio Coelho.

Fonte: Jornal NH

Nenhum comentário:

Postar um comentário