quinta-feira, 22 de julho de 2010

Defesa Civil em alerta para possibilidade de enchente no Caí

A Defesa Civil de são Sebastião do Caí permanece em alerta para o risco de cheia na cidade. Com as chuvas das últimas horas, o Rio Caí atingiu a marca de 10,20 metros ( 9,20 metros acima do nível normal) às 16h30 de quinta-feira. A medida é das réguas existentes no final da Rua Pinheiro Machado (ponto conhecido como Antiga Barca). As águas já ultrapassaram o nível de alerta, que fica na marca dos 9,50 metros e estão, na régua, a 30 centímetros do nível de enchente.
“Em 10,50 metros, o Rio Caí começa a invadir a última quadra da Rua São Lourenço, primeiro local a ficar alagado”, explica o coordenador de Defesa Civil da cidade, Jonas Wust. O segundo ponto a ser atingido é o prolongamento da Rua São João, no trecho conhecido como Estrada dos Berwanger ou Cotovelo do Rio. “São nossas duas áreas críticas, onde pelo menos 65 famílias são retiradas em caso de cheia”, assinala Jonas.

MEDIÇÕES
Por enquanto, a estratégia está sendo aguardar a marca encostar nos 10,50 metros . Se a água então continuar subindo, as operações se iniciam imediatamente. Mas a expectativa (e a torcida) é de que o rio não passe dessa marca. O chamado nível de alerta (a partir dos 9,50 metros ) é quando as medições ocorrem de hora em hora (ou menos) e as equipes da Defesa Civil avaliam o quanto ainda poderão esperar para iniciar a retirada de moradores.
A decisão sobre iniciar ou não a retirada de famílias leva em conta principalmente a taxa de subida do Rio Caí. No caso de hoje, o ritmo de subida havia chegado a 22 centímetros por hora às 10 da manhã. Cinco horas depois, o Rio Caí subia 13 centímetros por hora. “Passamos o dia verificando afluentes do Caí rio acima (arroios Forromeco e São Salvador), que não estão com volume muito alto. Além disso, constatamos que as águas em Feliz estão baixando desde a manhã”, explica o prefeito Darci Lauermann (PMDB)
O assunto foi tema de uma reunião ocorrida na tarde de ontem, entre o prefeito Darci e a coordenadoria de Defesa Civil caiense. “Fizemos um briefing com os encarregados de cada setor, dos responsáveis por alojamento, trato dos animais, transporte de flagelados, informações, alerta e medição do rio”, explica Darci.
A checagem também valeu para veículos, equipamentos e alojamentos. Em caso de retirada, as famílias devem ser levadas para o Centro Integrado Navegantes, que fica no mesmo bairro.
(ACOM Prefeitura de São Sebastião do Caí)

Nenhum comentário:

Postar um comentário