Sementes de crotalária, uma flor amarela, originária da Índia, que exige pouco cuidado e sobrevive em solos pobres, são a mais nova arma da prefeitura de São Sebastião do Caí na prevenção contra a dengue. As sementes começaram a ser distribuídas no final de semana, durante a programação das Alegres Manhãs de Sábado. Elas são entregues em pequenos envelopes com vinte unidades, nos estandes do Departamento de Meio Ambiente e da Secretaria Municipal da Saúde.
O segredo da crotalária é que a flor atrai um tipo de libélula que põe seus ovos nos mesmos locais onde são colocados os ovos do mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue. E o que é melhor, as larvas dessa libélula se alimentam das larvas do Aedes. Para completar, a própria libélula adulta também come o mosquito da dengue.
Conforme o secretário Municipal de Saúde, Assistência Social e da Família, Fernando Cofferri, a pasta deve reforçar também a campanha de conscientização da população contra o mosquito. “As sementes de crotalária são apenas um reforço de ação. Não substituem o cuidado que cada morador deve ter, por exemplo, em não deixar recipientes com água parada em suas casas”, explica.
PLANTIO
Segundo a estudante de Biologia Bruna Ehlert, que atua como estagiária no Departamento de Meio Ambiente de Caí, “estamos na época ideal para semeadura. Trata-se de uma flor que se espalha facilmente, a partir dos três meses, por isso é ideal para terrenos vazios.” Segundo ela, quem quiser evitar que a flor se prolifere demais em casa, deve plantar as sementes em vasos.
A programação das Alegres Manhãs de Sábado, neste final de semana, ocorre na Avenida Egídio Michaelsen, na quadra entre as esquinas com a Rua Tiradentes e com a Coronel Guimarães. A movimentação vai das 9 horas ao meio-dia, com apresentações de música, danças folclóricas e coreografias apresentadas por estudantes do município. Isso além de shows de artistas de rua, bandinha típica alemã e do quarto sorteio (de um televisor LCD de 32 polegadas ) da promoção Programa Nota Premiada da prefeitura.
ALERTA
São Sebastião do Caí entrou em alerta contra a dengue depois que dois focos de larvas do mosquito Aedes aegypti foram encontradas no município. As larvas encontradas na cidade foram coletadas em duas (uma no Centro e outra no Loteamento São Rafael) das 25 armadilhas que a Secretaria Municipal de Saúde, Assistência Social e da Família mantém em pontos estratégicos.
A que acontece agora é que quatro equipes de agentes de saúde estão fazendo uma varredura em um perímetro de 300 metros a partir das duas armadilhas. Isso vai determinar se foram casos isolados, com insetos que podem ter chegado de áreas infestadas (de um carro ou caminhão que veio Porto Alegre ou a Serra, por exemplo) ou se o mosquito realmente já se instalou na cidade.
A reposta deve vir até a segunda quinzena de julho. Caso não suja nenhum foco, seguem os trabalhos de prevenção, cuja campanha deve ser reforçada pela prefeitura. Se aparecer mais um foco, Caí passa a ser considerado município infestado pelo Aedes aegypti. Neste caso, também se acirra a campanha de prevenção, mas o município passa para ações de combate ao mosquito, com reforço nas visitas domiciliares e maior suporte da Secretaria da Saúde do Estado. (ACOM Prefeitura de São Sebastião do Caí)
Nenhum comentário:
Postar um comentário